PF faz operação de combate a crimes sexuais contra crianças

Publicado em 31/07/2023 - 13:21 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cinco mulheres foram presas, nesta segunda-feira (31), em operação da Polícia Federal de combate a crimes sexuais contra crianças na internet.  

As suspeitas compartilharam com um homem vídeos e fotos de abusos sexuais contra os próprios filhos e outras crianças com quem mantinham convívio. 

As ações foram realizadas nas cidades de Fortaleza, Maranguape e Juazeiro do Norte, no Ceará; e Belford Roxo, no Rio de Janeiro. 

Um outro mandado de prisão foi expedido pela Justiça, mas o suspeito já está preso. 

A investigação começou em setembro de 2022, após a PF identificar publicações de um usuário em fóruns da DarkWeb, parte obscura da internet, que favorece o anonimato e os cibercrimes.  

O homem, que é psicólogo, tentava convencer mulheres com filhos pequenos para que produzissem e compartilhassem cenas de abuso sexual das crianças. O suspeito foi preso em dezembro do ano passado, em Fortaleza, em uma outra operação da PF.  

Com ele, a polícia apreendeu mais de 12 mil arquivos com os registros dos diálogos com essas mulheres, além de vídeos, fotos e documentos que retratavam de forma explícita os atos criminosos. 

A delegada de Polícia Federal Luciana Mota, da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, explica que foi um tipo de investigação diferente das que estão acostumadas a fazer, pelo fato de as investigadas serem mulheres e mães. 

A delegada Luciana Mota destaca a importância dos Conselhos Tutelares.  

As suspeitas serão indiciadas por crimes como o de estupro de vulnerável, além de outros previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Somadas, as penas podem chegar a 45 anos de prisão.  

Os agentes cumpriram ainda mandados de busca e apreensão; e uma medida cautelar de afastamento do lar. 

A Operação Anêmona foi autorizada pela Justiça Federal e tem o objetivo de interromper os abusos, como também proteção, resgate e identificação de vítimas. 

Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo