Ex-diretor da Abin diz que Gonçalves Dias foi avisado dos riscos

Publicado em 01/08/2023 - 16:49 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O general Gonçalves Dias, que comandava o Gabinete de Segurança Institucional no dia dos ato golpistas, foi avisado verbalmente pela Abin dos riscos de invasão e depredação pouco mais de uma hora antes dos ataques. A informação é do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Saulo Moura da Cunha. Ele prestou depoimento à CPI Mista do 8 de janeiro e afirmou que desde cedo estava em contato com Gonçalves Dias.

O ex-diretor foi questionado, também, sobre os dias que antecederam os atos golpistas. E disse o seguinte: que entre os dias 2 e 8 de janeiro, a Abin produziu 33 alertas de inteligência, que foram encaminhados à Secretaria de Segurança Pública aqui do DF e outros órgãos.

Ao ser questionado pela relatora, a senadora Eliziane Gama, o ex-diretor da Abin fez uma linha do tempo. Disse que os alertas, encaminhados para um grupo de whastapp do qual faziam parte mais de 48 órgãos de segurança e inteligência tanto do governo do DF quanto do governo federal, mostraram que ainda no dia 4, o ato marcado para aquele domingo teria baixa adesão, mas que no dia 7, ou seja, um dia antes, a adesão estava aumentando.

Ele ainda destacou que cumpriu o seu dever, que os relatórios eram técnicos e que se sentia aliviado por poder falar do papel institucional da Abin. Saulo esteve na CPI Mista e o depoimento foi aberto, contrariando pedido que havia feito ao Supremo para falar à portas fechadas por causa de possíveis informações sigilosas. Apesar do habeas corpus deixou claro que prestaria os esclarecimentos “na medida do possível”.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo