PM retira postagem que criminalizava adolescente morto no Rio

Publicado em 09/08/2023 - 09:08 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Militar do Rio de Janeiro retirou do ar a postagem em uma rede social que criminalizava o menino Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, morto nessa segunda-feira (7) durante uma operação na Cidade de Deus, zona oeste do Rio. Na publicação, feita no início da manhã do ocorrido, a corporação afirmava que “um criminoso ficou ferido ao entrar em confronto” com a polícia. 

A medida veio depois que a Defensoria Pública do Estado entrou com uma ação judicial pedindo a retirada do post. O texto seguia no ar nessa terça (8) mesmo após a PM ter apresentado outras versões para o ocorrido e reunia quase um milhão de visualizações. 

A ação afirma que houve “violação aos Direitos da Personalidade do adolescente Thiago, bem como de sua mãe”. A Defensoria pediu ainda que a PM deixe de reprimir de forma ostensiva as manifestações pacíficas que ocorrem em protesto contra a morte do menino.  

Em nota a PM informou que o comando do Batalhão de Polícia de Choque vai instaurar um procedimento apuratório para analisar a atuação dos agentes nas manifestações realizadas na Cidade de Deus. 

A nota diz ainda que a postagem no Twitter oficial da PM é feita a partir das informações preliminares repassadas pelos policiais que participaram da ação. E que o comando da Polícia Militar, ao entender que o caso está sob análise e investigação, decidiu retirar a postagem do ar.  

Thiago foi baleado e morto em uma via principal na entrada da Cidade de Deus. O corpo foi enterrado na tarde dessa terça-feira sob forte emoção de familiares e amigos, que vestiam camiseta com sua foto. Em seguida, moradores realizaram um novo ato na comunidade.  

Edição: Roberto Piza/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo