Antes proibidos, médicos poderão divulgar trabalhos nas redes sociais

Publicado em 12/09/2023 - 15:54 Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Antes proibidos, médicos agora vão poder publicar os trabalhos nas redes sociais, divulgar preços e descontos em consultas e procedimentos e ainda postar imagens de clientes. É que o Conselho Federal de Medicina atualizou nesta terça-feira (12) a norma para a publicidade médica.

Agora os profissionais estão autorizados a postar as conhecidas “selfies”, além de imagens de antes e depois de pacientes. Neste caso, de forma educativa com indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar negativamente o resultado.

A imagem não pode ser editada e deve garantir o anonimato do paciente, mesmo que ele tenha autorizado o uso. Além disso, estão proibidos de divulgar o nome comercial de produtos, como detalhou o vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes Silveira.

O médico poderá ainda postar e repostar, em suas redes sociais, elogios e depoimentos, inclusive de celebridades. A segunda vice-presidente do CFM, Rosylane Nascimento, explicou que o Conselho recebe denúncias de publicidade inadequada postadas em perfis fechados e até em perfis públicos. A partir daí, são tomadas providências para que as informações sejam corrigidas ou retiradas em respeito à credibilidade médica.

O CFM autoriza a captura de imagens por terceiros apenas para os partos, outros procedimentos médicos continuam proibidos.

Os profissionais terão 180 dias para se adequar às regras, que começam a valer a partir de março de 2024.

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo