Augusto Aras deixa o cargo de procurador-geral da República

Publicado em 26/09/2023 - 15:10 Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Augusto Aras deixou o cargo de procurador-geral da República, nesta terça-feira (26), contestado pela atuação na pandemia de covid-19. Por outro lado, a desmobilização da Lava Jato foi bem avaliada por especialistas.

O doutor em Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Fábio Kershe, vê a gestão de Aras em dois momentos: no governo de Jair Bolsonaro e, agora, com Lula. A omissão resume o primeiro período.

O professor de Direito da FGV Rio, Wallace Corbo, reconhece a ação de Aras contra as irregularidades na Lava Jato, mas foi insufuciente.

Ministros do Supremo Tribunal Federal elogiaram a atuação de Aras em prol da democracia, mas o advogado e mestre em Ciência Política, Valdir Pucci, discorda. Para ele, faltou independência em relação ao governo Bolsonaro.

Com a saída de Aras, a subprocuradora-geral da República, Elizeta Ramos, assume de forma interina a PGR.

 

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo