Chile, 50 anos do golpe: a luta contra um passado mal resolvido

Publicado em 11/09/2023 - 16:34 Por Pollyane Marques - Repórter Radioagência Nacional - Brasília

"Ni perdón, ni olvido!" O lema que quer dizer “nem perdão, nem esquecimento” ainda ecoa pelo Chile na busca por justiça contra os responsáveis pela ditadura militar. Há meio século, em 11 de setembro de 1973, as Forças Armadas lideradas pelo General Augusto Pinochet derrubaram o governo democrático e socialista de Salvador Allende em um golpe de Estado. Isso alinhou o Chile a outros países latino-americanos sob governos ditatoriais, como o Brasil desde 1964.

Pinochet só sairia do poder em 1990. Deixando para trás cerca de 40 mil pessoas vítimas de algum tipo de abuso cometido pelo regime, incluindo torturas, assassinatos e desaparecimentos. Os principais afetados foram políticos de esquerda, líderes sindicais, militantes e simpatizantes de partidos socialistas.

Atualmente, as famílias seguem buscando os corpos dos 1.162 desaparecidos nesse período. E para marcar os 50 anos do golpe, o Chile planeja transformar o Plano Nacional de Busca da Verdade e Justiça em uma política pública permanente, como o compromisso do governo em buscar os desaparecidos e proporcionar reparação e acesso às informações obtidas durante as buscas para os familiares das vítimas.

No Chile também segue a luta pela mudança na Constituição do país, que ainda é a mesma do período Pinochet, mas a mudança encontra resistência da extrema-direita que vem ressurgindo no país. Para saber mais sobre o golpe militar no Chile, a Agência Brasil publicou uma série de reportagens especiais que mostram a resistência à ditadura através da arte e a necessidade de lidar de maneira firme com as consequências desse período sombrio. Para ler as reportagens, acesse agenciabrasil.ebc.br. 

Edição: Beatriz Arcoverde / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo