Eleição para o Conselho Tutelar do RJ tem denúncias de irregularidades

Publicado em 25/09/2023 - 16:52 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Faltando poucos dias para a eleição do Conselho Tutelar, a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal do Rio de Janeiro dos Direitos da Criança e Adolescente acumula denúncias de irregularidades. São mais de 50, que podem levar até mesmo à impugnação do candidato.

Patricia Coda, presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, destaca uma das denúncias de maior incidência.

Patricia Coda acrescenta que algumas irregularidades ocorrem no espaço das redes sociais.

A Comissão eleitoral recebe as denúncias e notifica os candidatos, que têm até 48 horas para apresentar uma manifestação. O candidato pode ser impugnado até mesmo depois de tomar posse.

Outro órgão que tem recebido denúncias de irregularidades nas eleições para o Conselho Tutelar é a Comissão dos Diretos da Criança e Adolescente da Câmara do Rio de Janeiro. De acordo com a comissão, mais de 100 denúncias foram enviadas. Entre elas estão campanhas agressivas de conselheiros contra conselheiros dentro dos territórios.

Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo