Eleições Conselho Tutelar: saiba porque é importante votar

Serão escolhidos cerca de 30 mil conselheiros

Publicado em 29/09/2023 - 08:01 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 29/09/2023 - 18:36

No próximo domingo, os eleitores do país vão às urnas para escolherem cerca de 30 mi  novos integrantes de conselhos tutelares, que representam a sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Os eleitos têm como missão atuar quando a família, a comunidade ou o Estado não respeitam os direitos, previstos no ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O que muita gente não sabe é que conselheiros e conselheiras não precisam intervir apenas em caso de violência e eles não têm apenas o papel punitivo. É o que explica a Oficial de proteção de crianças e adolescentes do UNICEF Brasil, Raquel Barbiellini.

Raquel Barbiellini destaca que é preciso ir a fundo na pesquisa sobre quem se candidata para o Conselho Tutelar: saber o histórico de atuação pela infância é um ponto importante. O coordenador do Sistema de Garantias de Direitos, do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, Diego Alves, alerta que a má escolha traz “riscos enormes” para as crianças. Pessoas sem experiência e que levam em conta opiniões e práticas pessoais não são indicadas para o papel.

Diego Alves diz que é fundamental que todas as pessoas escolhidas para os conselhos tutelares devem se basear, unicamente no estatuto da criança e do adolescente e na legislação brasileira. Quem também destaca a importância das eleições deste domingo é o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, que pede à população que se conscientize da importância de ir às urnas.

As eleições ocorrem no domingo, primeiro de outubro, em todo o Brasil, das 8h às 17h.

Para votar, o eleitor deverá comparecer munido do Título de Eleitor e documento oficial de identificação.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo