Ministério avalia que horário de verão ainda não é necessário em 2023

Publicado em 23/09/2023 - 16:16 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Por enquanto, nada de adiantar o relógio em 1 hora  este ano. O Ministério de Minas e Energia avaliou não ser necessário, até o momento, a implementação do Horário de Verão em 2023. 

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os níveis de Energia Armazenada nos reservatórios devem se manter acima de 70% em setembro em 4 regiões, Sul, Norte, Sudeste e Centro-Oeste, o que representa estabilidade no sistema e ressalta que o período tipicamente seco está próximo do seu encerramento.

O horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas e adotado em caráter permanente a partir de 2008. O adiantamento do relógio em uma hora entre os meses de outubro e fevereiro tinha por objetivo reduzir o consumo de energia elétrica durante o horário de pico, que costumava ser em torno das 18h, e trazer economia de energia com maior utilização da iluminação natural. No entanto, nos últimos anos, o Ministério de Minas e Energia constatou mudanças no horário de pico, com maior consumo de energia no período da tarde, principalmente por causa da intensificação do uso de aparelhos de ar condicionado.

Em 2019, o horário de verão foi extinto pelo Governo Federal, com base em estudos que apontaram a pouca efetividade na economia energética Também pesou na decisão do Governo na época estudos da área da saúde sobre os impactos da mudança no relógio biológico das pessoas. Curiosidade: uma enquete informal realizada pelo perfil do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva em novembro do ano passado,  apontou que 66,2% dos internautas que votaram são favoráveis à volta do horário de verão. Já 33,8% responderam que são contra 2,3 milhões de pessoas participaram da votação. 

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo