Padre Júlio recebe medalha Ordem do Mérito do Ministério da Justiça

Ele dedicou a homenagem às pessoas em situação de rua

Publicado em 24/09/2023 - 13:15 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um reconhecimento pela luta por justiça social e direitos das pessoas em situação de rua. É o que motivou a entrega da medalha da Ordem do Mérito Nacional do Ministério da Justiça, no grau de Grã-Cruz, ao Padre Júlio Lancellotti, neste domingo (24). 

Em cerimônia na Capela São Judas Tadeu, bairro da Mooca, em São Paulo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, homenageou o Padre Júlio e citou a passagem bíblica que diz “só há paz se há justiça”. Dino agradeceu pelos serviços humanitários prestados e disse que as ações do Padre Júlio colaboram também para a segurança pública. 

O Padre Júlio Lancellotti dedicou a homenagem às pessoas em situação de rua e ao trabalho da arquidiocese. Disse que recebe a medalha com humildade e destacou que, além de esperar por políticas públicas de atenção aos direitos humanos, é preciso que cada pessoa também tenha um olhar de solidariedade. 

A medalha da Ordem do Mérito Nacional é a mais alta condecoração brasileira que homenageia pessoas ou instituições pelos serviços prestados à sociedade. A cerimônia ocorreu na presença de fiéis e também do arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer, que chamou atenção para o problema que afeta, principalmente, as grandes cidades. O cardeal defendeu que sejam desenvolvidas políticas públicas voltadas para as pessoas que não têm onde morar com dignidade. 

Júlio Renato Lancellotti, de 74 anos, é nascido em São Paulo. Pedagogo por formação, o religioso contribuiu para a criação da Pastoral da Criança e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente, coordena a Pastoral do Povo de Rua da arquidiocese de São Paulo. 

A dedicação à defesa dos Direitos Humanos levou ao Padre Júlio uma extensa lista de homenagens recebidas. Entre elas, o título Doutor Honoris Causa da PUC de São Paulo. A medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça, no grau de Grã-Cruz foi determinada por um decreto presidencial, publicado em 29 de agosto deste ano. 

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo