PGR pede condenação de mais 40 acusados pelos atos de 8 de janeiro

Publicado em 05/09/2023 - 09:34 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Procuradoria-Geral da República apresentou ao Supremo Tribunal Federal suas alegações finais contra mais 40 acusados de participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro.  

As alegações finais rebatem os argumentos apresentados pelas defesas dos acusados e aponta a existência de provas de que o propósito criminoso era plenamente difundido e conhecido.  

Além disso, os procuradores reforçam os pedidos de condenação exemplar por se tratar de crimes graves praticados com o objetivo de implantar um regime autoritário. 

A PGR já tinha pedido o reforço de 115 condenações ao Supremo Tribunal Federal no Inquérito que apura os atos antidemocráticos.  Já são, no total, 155 pedidos.   

As acusações são as seguintes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com uso de substância inflamável.   

Em outro inquérito, a procuradoria avalia a realização de acordos de não persecução penal. A possibilidade de substituir o processo criminal por outras formas de reparação dos danos causados envolve os acusados que estavam no acampamento montado em frente ao quartel do Exército, em Brasília, no dia dos atos e não participaram da invasão de prédios públicos. 1.156 pessoas podem ser beneficiadas.   

Os prejuízos materiais no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF, chegam a R$ 25 milhões.

As primeiras três ações penais do 8 de janeiro começam a ser julgadas pelo STF nos dias 13 e 14 deste mês. Serão julgados os réus Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar e Moacir José dos Santos.   

Foram marcadas duas sessões extraordinárias, que serão realizadas às 9h30.

*Com informações da Agência Brasil.   

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo