Temperaturas podem ficar acima de 40ºC em várias cidades do Brasil

Publicado em 18/09/2023 - 17:43 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um episódio excepcional de calor vai atingir grande parte do país nos próximos dias, podendo chegar a um patamar extremamente perigoso à saúde e à vida, com elevado risco para a população vulnerável, como enfermos e idosos. É o que adverte a MetSul Meteorologia.  

O instituto aponta que as marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar muito os valores médios históricos de temperatura máxima, com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos. O Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET, já emitiu alerta de perigo para ondas de calor em vários estados do Brasil.    

Marcelo Schneider, meteorologista do instituto, explica a previsão.    

Os termômetros devem marcar perto ou acima dos 40ºC em várias cidades do Norte, de Goiás e do Sudeste, como o Rio de Janeiro, por exemplo.     

Mas se o calor já está neste nível no inverno, o que podemos esperar para a próxima estação? De acordo com Marcelo Schneider, as temperaturas devem se manter elevadas em boa parte do país.    

Diante desse cenário, algumas medidas são essenciais para a população, como tomar água, vestir roupas leves, usar filtro solar e não deixar o carro estacionado ao sol. Entre os riscos associados ao calor excessivo estão desidratação, insolação e exaustão. Marcelo Cantarelli, cardiologista intervencionista e Membro da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, destaca algumas consequências das altas temperaturas no funcionamento do corpo, que podem gerar problemas como até mesmo infarto.    

Outras recomendações diante da alta onda de calor são evitar ou moderar o esforço físico ao sol, limitar a exposição e tomar cuidado com a ingestão de medicações que possam afetar a capacidade do corpo de se manter hidratado.  

Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo