Estudo mostra que mudanças climáticas causaram calor extremo no país

Publicado em 11/10/2023 - 21:06 Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 11/10/2023 - 06:00

As mudanças climáticas são o principal fator para o calor extremo recente que atingiu a América do Sul e não o fenômeno El Niño, como se pensava.

É o que aponta um estudo conduzido por 12 cientistas de universidades e agências meteorológicas do Brasil, da Holanda, do Reino Unido e dos Estados Unidos. Os pesquisadores integram colaboração internacional que analisa as possíveis influências em eventos climáticos extremos.

Os cientistas analisaram dados e simulações de modelos para comparar o clima do passado com o atual e descobriram que tais episódios de calor extremo na América do Sul, fora dos meses de verão, são muito improváveis sem as alterações climáticas causadas pelo homem, como explica a professora do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Renata Libonati, uma das autoras do estudo.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, outro autor do estudo, o pesquisador Djacinto Santos, também do Instituto de Geociências da UFRJ, explicou que o Brasil tem muitas regiões mais suscetíveis a esse aumento de temperatura, por ser um país tropical, com maior incidência de radiação solar, e pelo efeito das chamadas ilhas de calor urbano que são regiões que devido às construções e muito concreto concentram mais calor.  

Ele alertou que é urgente reduzir as emissões de gases do efeito estufa e o desmatamento ilegal no país e pensar em planejamento para enfrentar possíveis novas ondas de calor. 

Renata Libonati reforça que as mudanças climáticas tornam os fenômenos climáticos extremos  muito mais frequentes.

Grandes regiões da América do Sul foram afetadas pelo calor incomum em agosto e setembro, com temperaturas ultrapassando os 40 graus, nos primeiros dias da primavera. O calor prolongado veio depois de muitos países experimentarem também o inverno mais quente já registrado. 

 

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo