Rede pública tem 25% de vagas remanescentes no ensino superior

Publicado em 10/10/2023 - 19:21 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No ano passado, dos mais de 22 milhões de vagas para o ingresso no ensino superior oferecidas no país, 75% foram para cursos à distância. Essa prevalência foi notada nas licenciaturas e tecnológicos. Apenas os bacharelados tiveram maioria de vagas presenciais.

De acordo com dados do Censo da Educação Superior 2022, divulgado nesta terça-feira (10), 96% das vagas são em instituições privadas, enquanto na rede pública, 25% das vagas são remanescentes, como detalhou Carlos Eduardo Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep.

Apesar do volume de vagas, no ano passado, 4,7 milhões de estudantes ingressaram no ensino superior. Carlos Moreno, do Inep, destaca a dificuldade de preenchimento das matrículas na rede pública.

O levantamento mostra ainda que 2.595 instituições de Educação Superior atuam no Brasil. Desse total, 1.449 são de instituições privadas com fins lucrativos; 834 privadas sem fins lucrativos; 133 instituições estaduais; 120 federais e 59 municipais.

O censo mostra também que 23% da população adulta jovem do Brasil, entre 25 a 34 anos, frequenta o ensino superior. São quase 9,5 milhões de estudantes matriculados. A média dos países da OCDE é de 47,2%.

Para o diretor do Inep, Carlos Moreno, a expansão do ensino superior no país, como proposto pelo Plano Nacional de Educação, pode se dar, por exemplo, a partir da referência dos países que reúnem as economias mais avançadas do mundo.

O Censo da Educação Superior 2022 mostrou que os dez maiores cursos de graduação em número de matriculados são: Pedagogia, Direito, Administração, Enfermagem, Contabilidade, Psicologia, Sistemas de Informação, Educação Física, Medicina e Gestão de Pessoas.

Na rede pública, o curso presencial mais concorrido é o de Medicina, com 53 candidatos por vaga, seguido pelos cursos dos institutos militares:  Engenharia Espacial, Engenharia Aeronáutica e Ciências Militares. Na rede privada, Medicina aparece como o mais disputado, com nove candidatos por vaga.

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo