ANM não constata anomalia ou risco em estruturas da Vale em Mariana-MG

Publicado em 14/11/2023 - 21:11 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Agência Nacional de Mineração realizou, nesta terça-feira (14), nova fiscalização de campo à Mina de Fábrica Nova, da Vale, em Mariana-MG para concluir a análise sobre a estabilidade da estrutura em pilhas de rejeitos de mineração.

Após a vistoria ocorrida na segunda-feira, a ANM informou, em nota, que não constatou anomalia aparente que represente risco às estruturas.

A ANM também se reuniu com a Vale e representantes da Defesa Civil estadual e municipal, do Ministério Público, Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros e Associação dos Moradores de Santa Rita.

De acordo com estudo preliminar apresentado pela Vale no encontro, não há risco iminente de ruptura da pilha ou mesmo do dique a jusante. E, por isso, não há necessidade da remoção de famílias. O termo 'dique a jusante' pode ser entendido como uma barreira que cresce sobre si mesma como uma pirâmide única na direção da corrente dos resíduos.

Segundo a Vale, a pilha de rejeitos em questão é uma estrutura de aterro constituída por material compactado, diferentemente de uma barragem, que é sujeita à liquefação do solo, ou seja, quando a massa rígida passa a se comportar como líquida.

Na última sexta-feira, a ANM interditou e suspendeu de imediato as atividades de rejeitos em pilhas da Mina de Fábrica Nova por falta de comprovação da estabilidade das estruturas.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo