BB teve participação no tráfico de pessoas na escravidão, diz estudo

Publicado em 09/11/2023 - 12:24 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeir

O Banco do Brasil teve participação no tráfico de pessoas escravizadas no século 19. É o que aponta um estudo desenvolvido por pesquisadores e professores de universidades públicas e estrangeiras, como UFF, UFRRJ, UFRJ, UNICAMP, e Harvard, encaminhado ao Ministério Público Federal, que instaurou inquérito civil. O órgão notificou o banco a respeito, e aguarda manifestação sobre o reconhecimento desta participação e medidas de reparação. 

O procurador Julio Araujo, responsável pela apuração, dá mais detalhes sobre o material apresentado na pesquisa. 

“Tem uma análise histórica, baseada nas pesquisas, que mostra o vínculo de pessoas que fundaram o banco e que participaram de diretorias do banco, com o tráfico de pessoas escravizadas, nas várias formações do banco, isso é importante dizer também”. 

Alvaro Pereira do Nascimento, professor titular de História do Brasil na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e um dos responsáveis pelo estudo, ressalta que a ideia surgiu da percepção da necessidade de reparação pelo crime cometido. Ele também explica a partir de que tipo de material a pesquisa foi desenvolvida. 

“A partir de documentos históricos encontrados, e oficiais, encontrados em arquivos nacionais e estrangeiros foi possível perceber que acionistas do Banco do Brasil se beneficiavam de empréstimos ou investimentos do banco, provenientes do comércio ilegal de escravos”. 

O prazo para a resposta do Banco do Brasil é de até 15 dias úteis. O banco deverá, ainda, apresentar medidas que pretende implementar no curto prazo em decorrência do eventual reconhecimento de seu papel na escravidão e no tráfico transatlântico. Também deverá se manifestar sobre o financiamento de pesquisas sobre esse passado.

Álvaro enfatiza a necessidade do reconhecimento por parte da instituição. 

“Nós esperamos que o banco em primeiro lugar reconheça a sua história, o seu passado. Nós entendemos que o banco será mais forte ainda quando ele reconhecer os seus erros, o erro cometido na sua origem, no seu passado, no século 19”. 

O procurador Julio Araujo reforça que o estudo é importante para provar que a escravidão no Brasil se estendeu por muito tempo além de seu término legal, e a grande presença desta realidade nas instituições nacionais. 

“Certas instituições, como é o caso do Banco do Brasil, foram constituídas pelo tráfico de pessoas escravizadas e pela escravidão. Elas se ergueram pelo tráfico. O tráfico de pessoas escravizadas no Brasil é proibido por lei pelo menos desde 1831, mas isso não foi o suficiente para libertar as pessoas que chegavam aqui e seus descendentes. O tráfico, a lei de 31, que é a considerada lei para inglês ver, ela não pegou, e o tráfico só acaba mesmo para valer em 1850”. 

O Ministério Público Federal assumiu a responsabilidade de promover audiências públicas para tratar de um possível plano de reparação a ser adotado pelo banco. A primeira delas já está marcada para o próximo dia 18, no Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, no Rio de Janeiro, com o tema “Consciência negra e reparação da escravidão”. 

Em nota, o Banco do Brasil ressaltou que lamenta profundamente esse capítulo da história, valoriza o trabalho realizado pelos pesquisadores e mantém o compromisso com a diversidade, desenvolvendo boas práticas nesse sentido. Além disso, a instituição ratificou sua disponibilidade para prestar esclarecimentos sobre o tema. 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo