Dia Mundial da Adoção: crianças com deficiência são menos adotadas

Publicado em 09/11/2023 - 16:42 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No Brasil, o número de crianças e adolescentes com problemas de saúde ou alguma deficiência, que estão disponíveis para adoção é quatro vezes maior do que os perfis que estão de fato em processo de adoção. Entre os processos de adoção em andamento, menos de 5% envolvem crianças com alguma deficiência.

Na contramão desse dado do Sistema Nacional de Adoção, está a aposentada Fátima Amarante. Mãe biológica de Fernanda, resolveu adotar outra menina, há 23 anos. Na época, quando conheceu a pequena Gabriela, teve certeza de que era a segunda filha que buscava, mesmo com problemas de saúde. Hoje com 29 anos, a caçula adotada tem a visão de apenas um olho e hidrocefalia. Fátima conta que Fernanda levou mais amor para o seio familiar e também ensinamentos.

No Brasil, tramitam mais de 5 mil processos de adoção, atualmente. Desse total, menos de 15% são de crianças negras. O que é um dos problemas, quando o assunto é adoção no Brasil.

Para o ministro de Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, cabe ao Estado brasileiro garantir o direito das crianças em terem uma família e tornar os processos mais seguros e também menos burocráticos. Por outro lado, ele reconhece que uma base de discriminação ainda sustenta esse dado de tantas crianças ficarem sem uma família.

No total, o Brasil tem 4.500 crianças e adolescentes disponíveis para adoção. E quase 36 mil pessoas ou famílias estão dispostas a adotar. Na ponta do lápis, fica assim: para cada criança que espera ser adotada, existem quase 8 famílias na fila da adoção.

Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo