Natal decreta situação de emergência por conta das chuvas

Publicado em 29/11/2023 - 17:24 Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

A prefeitura de Natal decretou situação de emergência por 90 dias nas áreas afetadas pelas chuvas que castigaram a capital do Rio Grande do Norte, nesta semana.  

O decreto publicado em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira determina que a Secretaria Municipal de Governo passa a coordenar todos os órgãos na resposta ao desastre. E prevê a convocação de voluntários e campanhas de arrecadação. Em caso de risco, autoridades e agentes de defesa civil têm autorização para entrar nas casas para prestar socorro ou determinar a saída dos ocupantes. 

Ficam dispensados de licitação os contratos para obras de recuperação, desde que sejam concluídas em seis meses. Nesta quarta-feira, a prefeitura de Natal retomou os serviços de saúde. 

As chuvas que atingiram Natal chegaram a 245 mm entre segunda e terça-feira, transbordando lagoas e alagando imóveis. Crateras foram abertas em ruas e avenidas, redes de drenagem foram afetadas, além de queda de árvores. O volume de chuva foi equivalente a 11 vezes a média histórica para o mês de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. 

O Corpo de Bombeiros Militar acionou todo o efetivo de busca e salvamento do Norte, que estava de folga, para atender mais de 100 ocorrências na Grande Natal. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 60 pessoas ficaram desabrigadas e, muitas outras, desalojadas, explicou a secretária de planejamento, Joanna Guerra. 

As fortes chuvas também atingiram o interior. Em Brejinho, região agreste, a chuva chegou a 320 mm. Isso é mais da metade do que choveu em todo este ano até agora. 

Segundo meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária potiguar, a dimensão da chuva não foi detectada por nenhum sistema de previsão e foi causada pela formação de nuvens incomuns em áreas equatoriais e litorâneas. A previsão do tempo até sábado é de céu parcialmente nublado com chuvas em quase todo o Rio Grande do Norte.  

Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo