Ministro dos Direitos Humanos defende regulação das redes sociais

Publicado em 25/12/2023 - 11:43 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A regulação das redes sociais voltou a ser debatida após a morte da jovem Jéssica Vitória, de 22 anos, envolvida em fake news. O vazamento de uma suposta troca de mensagens, por uma página de fofocas, levou ao entendimento de que ela teria um relacionamento amoroso com o humorista Whindersson Nunes. A conversa viralizou e Jéssica passou a ser alvo de ataques.

O suposto relacionamento foi negado pelo artista e pela jovem, mas a desinformação não foi retirada das plataformas. Segundo a família, ela sofria de depressão.

O humorista divulgou um vídeo em que pede a criação da lei Jéssica Vitória.

No fim de semana, tanto o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio de Almeida, quanto a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, defenderam a regulação das redes sociais.  

O ministro Silvio de Almeida declarou que a regulação das redes sociais é um "imperativo civilizatório". Já a ministra Cida Almeida afirmou que a morte de Jéssica foi causada pela "irresponsabilidade" de perfis que lucram com a misoginia e a disseminação de mentiras.

E um lembrete: caso você precise de ajude Você pode buscar os Centros de Atenção Psicossocial e Unidades Básicas de Saúde,  ou Centro de Valorização da Vida – 188 ou internet. Algumas universidades oferecem tratamento psicológico de graça.  

 

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo