PF vai investigar invasão do perfil de Janja na plataforma X

Publicado em 12/12/2023 - 16:08 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após a invasão do perfil da primeira-dama, Janja Lula da Silva, na plataforma X, a Polícia Federal vai investigar o caso para identificar os responsáveis. O inquérito foi aberto nesta terça-feira (12), conforme informaram fontes da PF à Rádio Nacional

Com a conta bloqueada para novas publicações, Janja escreveu no Instagram, nesta terça, que “os ataques de ódio e o desrespeito” que sofre todos os dias “chegaram a outro patamar”, e que foram “publicadas mensagens misóginas e violentas” contra ela. 

Segundo a primeira-dama, tratam-se de “posts” machistas e criminosos, típicos de quem despreza as mulheres, a convivência em sociedade, a democracia e a lei.” Também destacou que as mulheres são as que mais sofrem com os ataques de ódio” nas redes sociais. 

Nessa segunda (11), a conta oficial de Janja da Silva apareceu com publicações ofensivas, de cunho misógino - quando há demonstração de ódio e aversão às mulheres. Foram publicadas ainda ofensas ao presidente Lula. Após o ocorrido, a Polícia Federal direcionou o caso à Diretoria de Crimes Cibernéticos, que vai aprofundar as investigações. 

A Advocacia-Geral da União também informou ter notificado, extrajudicialmente, a plataforma X, pedindo providências a respeito do hackeamento. De acordo com o órgão, foram praticados crimes contra a honra do presidente da República. 

A Secom, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, manifestou, em nota, repúdio ao ataque hacker à conta de Janja. E confirmou que a Polícia Federal e a plataforma X foram acionadas. Segundo a pasta, “não serão tolerados crimes, discursos misóginos, ódio e a intolerância nas redes sociais.” 

Até o fechamento desta matéria, não conseguimos contato com a rede social X. 

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo