Senado aprova indicações de Dino ao STF e Gonet para PGR

Publicado em 14/12/2023 - 10:34 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois de quase 11 horas de sabatina, o plenário do Senado aprovou os nomes de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal e Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República.

No caso de Dino, foram 47 votos a favor e 31 contrários. E no de Gonet, 65 a 11. A votação foi secreta e o plenário ficou cheio, com quórum alto. E a votação ocorreu logo depois da sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. Na CCJ, os dois foram ouvidos ao mesmo tempo, mas responderam às perguntas individualmente. Falaram sobre diversos assuntos - liberdade de expressão, aborto, atos golpistas. E, no caso de Dino, a preocupação com a atuação dele na Suprema Corte julgando ações que vai herdar da ministra Rosa Weber, de quem vai ocupar o lugar.

De prático, Flávio Dino disse que é contra as decisões monocráticas, aquelas individuais. E falou sobre os embates recentes entre o Congresso e a Suprema Corte. Que seu compromisso é com a harmonia entre os poderes e que não terá medo de receber políticos no Supremo, independentemente do partido ou da ideologia.

Quase que imediatamente após a aprovação, várias autoridades vieram a público falar sobre o assunto. O próprio Flávio Dino agradeceu a confiança do presidente e do Senado. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, disse que tanto Dino quanto Gonet são homens de inquestionável conhecimento jurídico e que trabalharão pela estabilidade das instituições.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, comentou que os poderes e as instituições saem fortalecidos com a aprovação. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, falou em Brasil vitorioso e o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação, completou: o STF ganha um nome ético e com experiência excepcional.

Agora é cuidar da posse. O que deve ocorrer somente no ano que vem. Dino vai substituir Rosa Weber, que se aposentou em setembro. E Paulo Gonet, assumirá o comando do Ministério Público Federal no lugar de Augusto Aras, que também deixou o cargo em setembro.

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo