BTG Pactual lidera ranking de reclamações do Banco Central

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Banco Central

Publicado em 25/01/2024 - 19:28 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 26/01/2024 - 20:55

O banco BTG Pactual ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no último trimestre do ano passado.

A lista feita pelo Banco Central foi divulgada nesta quinta-feira (25) e leva em consideração os 15 maiores bancos do país.  

As maiores queixas para o líder da lista foram sobre irregularidades relativas à integridade, confiabilidade e segurança, além de informações inadequadas sobre o cartão de crédito, segundo o BC.

O PagBank ficou em segundo lugar no ranking. As reclamações mais frequentes foram sobre irregularidades no acompanhamento de conta de pagamento e bloqueio de valores ou de conta.

Os dois primeiros colocados no ranking do Banco Central têm juntos 54 milhões de clientes.

No Bradesco, que ficou na 3ª posição, e no Itaú, na 10ª, as queixas foram sobre irregularidades relativas à integridade, confiabilidade e segurança.

Outra reclamação frequente no Itaú foi a de prestação de informações sobre a conta de forma inadequada. E no Bradesco, débito em conta não autorizado.

Esses dois bancos privados reúnem mais de 200 milhões de clientes, praticamente o mesmo número dos dois maiores bancos públicos do país: a Caixa Econômica e o Banco do Brasil.

A Caixa, inclusive, ficou na 7ª posição. Entre as queixas mais frequentes, aparece a prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada.

O 13º lugar ficou com o BB. E a invasão de conta está entre as maiores reclamações dos clientes.

A gerente-geral da Ouvidoria do Banco do Brasil, Karine Etchepare Wernz, disse que a colocação é resultado do trabalho da Ouvidoria.

Em nota, a Caixa disse que realiza ações contínuas de melhoria com o objetivo de garantir a satisfação de seus clientes e reduzir cada vez mais o número de reclamações. E destacou uma leve melhora em relação ao ranking anterior.

O Bradesco, também em nota, disse que acompanha todas as manifestações por meio da Ouvidoria e que realiza um intenso trabalho no encaminhamento de soluções para reduzir os índices de reclamação.

Nós não tivemos retorno dos bancos Itaú, Pagbank e BTG Pactual.

Edição: Bianca Paiva / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo