MPMG apresenta balanço sobre acordo de Brumadinho

Publicado em 19/01/2024 - 16:25 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O acordo judicial de reparação, assinado entre o Ministério Público de Minas Gerais e a mineradora Vale para reparar os prejuízos causados pela queda da barragem de Brumadinho, completou três anos. E serve de modelo para um novo acordo para a tragédia de Mariana, de responsabilidade da mineradora Samarco.  

O MP mineiro fez, nesta sexta-feira (19), um balanço das ações realizadas. O procurador-geral de justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, disse que um novo acordo para compensar os danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão está próximo de sair.  

O acordo com a mineradora Vale beneficia principalmente a cidade de Brumadinho e outros 25 municípios na Bacia do rio Paraopeba.  

Nesses três anos, foi implementado o pagamento de um auxílio de R$ 648, em média, para 130 mil pessoas. 

Em Brumadinho, R$ 290 milhões foram aplicados na saúde e assistência social. A cidade vai ganhar também um distrito industrial, com as obras previstas para começar neste semestre. 

Ainda estão sendo tocadas obras de infraestrutura na região, como estradas, e ações de apoio à agricultura e à profissionalização de moradores. Trinta projetos são voltados para os povos indígenas e comunidades tradicionais.   
 

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo