TSE promove audiência pública para debater ilegalidades nas eleições

Publicado em 25/01/2024 - 19:35 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Sugestões para propaganda eleitoral, registro de reclamações e combate a ilegalidades eleitorais foram discutidas, nesta quinta-feira (25), durante a última audiência pública promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral para melhorar as regras das Eleições 2024.  

Representado por Miguel Filipi Pimentel Novaes, o Partido dos Trabalhadores, por exemplo, defendeu o uso da propaganda eleitoral para combater a desinformação, as chamadas fake news.  

Já o representante das plataformas Facebook, WhatsApp e Instagram, Rodrigo Ruf Martins, sugeriu ajuste na regra que fala sobre a responsabilidade na identificação de propagandas eleitorais.

Sobre a Inteligência Artificial, o Youtube disse que vai exigir dos produtores de conteúdo a divulgação do uso da ferramenta quando isso acontecer.

Segundo a plataforma, caso a regra não seja cumprida, o material vai ser removido e as punições aplicadas. A mesma conduta vai ser adotada quando houver desinformação, assédio, violência e questionamento à integridade do processo eleitoral.

Alana Rizzo, representante do YouTube, sugeriu que a responsabilidade seja de quem produziu o conteúdo.

Segundo a vice-presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, todas as 945 sugestões encaminhadas à corte vão ser avaliadas e discutidas junto com os técnicos do tribunal. Depois, serão votadas em plenário.

O prazo final para a votação das normas para as Eleições Municipais de 2024 é 5 de março. Os eleitores vão às urnas no dia 6 de outubro escolher prefeitos e vereadores nos 5.680 municípios do país.

Edição: Bianca Paiva / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo