Violência contra jornalistas registra queda significativa em 2023

Publicado em 25/01/2024 - 23:56 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Radio Nacional - Rio de Janeiro

A violência contra jornalistas no Brasil registrou uma queda significativa no ano passado. Foram 181 casos, quase 52% a menos que os 376 registrados em 2022. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (25) pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

A queda nos casos, segundo o relatório, foi consequência direta, da redução ainda mais significativa no número de episódios de duas categorias de violência: a descredibilização da imprensa e a censura, que, segundo a Fenaj, estiveram diretamente associadas à ação do ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

Apesar da queda nos números, o relatório considera que eles ainda estão em patamar altíssimo. O total de episódios registrados ao longo do ano passado é 34% maior do que os 135 contabilizados em 2018, antes da ascensão do ex-presidente.

A presidente da Fenaj, Samira de Castro, afirma que a prática de agressões a jornalistas tem sido estimulada pela extrema direita no país e que esses ataques ferem o direito à informação e a liberdade de imprensa, pilares da democracia.

Do total de vítimas, 179 foram do sexo masculino e, 66, do sexo feminino. Em porcentagem, quase 70% das vítimas foram homens.

Samira de Castro explica que esses números não levam em conta casos de assédio sexual e moral, porque geralmente eles não têm o objetivo de impedir a livre circulação da informação. Essas ocorrências são tratadas na Justiça do Trabalho. Segundo a dirigente, um outro motivo que poderia explicar a diferença significativa no número de agressões contra homens e mulheres é a subnotificação.

Os dados do Relatório são coletados a partir de denúncias feitas à Federação ou aos Sindicatos de Jornalistas. Também há coleta de casos noticiados na imprensa. A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do ex-presidente da República Jair Bolsonaro.

 

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi citado no relatório.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo