Empresários do DF são presos acusados de financiar o 8 de janeiro

Publicado em 29/02/2024 - 11:30 Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Dois empresários do Distrito Federal foram presos, nesta quinta-feira (29), acusados de financiar e incentivar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Eles foram alvos de mais uma fase da Operação Lesa Pátria. 

A Polícia Federal cumpre três mandados de prisão preventiva, 24 de busca e apreensão e sete monitoramentos com tornozeleira eletrônica.

As ações foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e acontecem em Tocantins, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e DF. 

Os detidos no DF são Adauto Lúcio de Mesquita e Joveci Xavier de Andrade. Eles são sócios e atuam no ramo atacadista

O advogado de defesa dos empresários, Iure de Castro, informou que desde o início, houve esforços para esclarecer todos os fatos, compromisso que será mantido no STF. 

Segundo o advogado, a PF ainda apreendeu celulares e equipamentos eletrônicos, com a entrega das senhas feita de forma voluntária pelos acusados. 

Relatório da Polícia Civil do DF aponta que os empresários teriam frequentado e financiado o acampamento de manifestantes em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, inclusive com entrega de alimentos, água, banheiros químicos, tendas de lona e trio elétrico.

O outro mandado de prisão está sendo cumprido em São Paulo. 

O ministro Alexandre de Moraes determinou ainda a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.  

Os prejuízos com a invasão e a depredação dos prédios do Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF giram em torno de R$ 40 milhões.

A Polícia Federal informou que os envolvidos podem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bem protegido.

Edição: Leila Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo