Pacheco pede a Moraes nomes dos parlamentares monitorados pela Abin

Publicado em 01/02/2024 - 09:39 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Operação da Polícia Federal sobre o monitoramento ilegal da Abin teve mais uma reação no Congresso. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, enviou um ofício ao ministro do Supremo Alexandre de Moraes pedindo acesso à lista de parlamentares que podem ter sido monitorados ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência no governo de Jair Bolsonaro. Moraes é o relator dessa ação.

Pacheco informou que pediu acesso a essa lista para tomar as medidas legais no Congresso. Segundo ele, se o monitoramento ilegal for comprovado, ele constitui também afronta às prerrogativas parlamentares, especialmente do livre exercício do mandato e do sigilo de suas fontes. Um pouco antes do envio desse ofício, Pacheco se reuniu com um grupo de parlamentares de oposição. Foram levar uma pauta legislativa, no entendimento do líder da oposição, Rogério Marinho, para reafirmar as prerrogativas do parlamento e fortalecer o legislativo.

Entre as medidas, mudanças no foro privilegiado, o fim do foro por prerrogativa de função em caso de crimes comuns, o que tiraria esse tipo de processo do guarda-chuva do Supremo. A proposta que está na Câmara, parada há alguns anos. Até por isso, Marinho pediu que Pacheco converse com o presidente da Câmara, Arthur Lira, para afinar o andamento da proposta.

Até o fim dessa semana, espera-se, segundo eles, uma resposta do Pacheco sobre essas proposições… O senador Flávio Bolsonaro estava na coletiva de imprensa. Falou sobre a operação. Disse que está claro que ele é o próximo alvo e negou ocultação de provas e chamou de falácia essa acusação de “Abin Paralela”.

 

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo