Pela 12ª vez, Mocidade Alegre é a campeã do carnaval de São Paulo

Publicado em 13/02/2024 - 21:18 Por Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Mocidade Alegre é a campeã do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo pelo segundo ano seguido, em uma disputa acirradíssima com a Dragões da Real. No critério de desempate, a Mocidade Alegre fez a diferença por ter tido menos notas de descarte.

O samba enredo da escola vermelha e verde trouxe para o Sambódromo do Anhembi as viagens do escritor Mário de Andrade pela Brasiléia Desvairada”.

A Tom Maior e a Independente Tricolor foram rebaixadas para o Grupo de Acesso 1.

A apuração começou às 16h no Sambódromo do Anhembi. Nove quesitos foram considerados pelos jurados na avaliação das 14 escolas de samba que desfilaram na sexta e sábado de carnaval: evolução, comissão de frente, fantasia, enredo, samba-enredo, bateria, alegoria, mestre-sala e porta-bandeira e harmonia.

Este ano teve um destaque: pela primeira vez em 30 anos, uma mulher comandou a leitura das notas. Apaixonada por samba, a radialista Eloíse Matos estreou no lugar de Zulu, o Antônio Pereira da Silva, a voz da famosa frase “noooota dez!”.

O desfile das campeãs acontece no próximo sábado, 17 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi. Estarão na avenida as cinco primeiras colocadas do grupo especial: Mocidade Alegre, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé, Gaviões da Fiel e Mancha Verde. Também desfilam a campeã e vice-campeã do Grupo de Acesso 1 e a vencedora do Grupo de Acesso 2. 

O desfile será transmitido oficialmente pela TV Brasil para todo o país.

Edição: Roberto Piza/Pollyane Marques

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo