PM que atirou à queima-roupa em morador da Maré pode ir a júri popular

Publicado em 16/02/2024 - 12:46 Por Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O policial militar que atirou à queima-roupa em Jefferson de Araújo Costa, de 22 anos, morador do Complexo de Favelas da Maré, na última semana, pode ser julgado pelo Tribunal do Júri. 

O Ministério Público do Rio de Janeiro solicitou ao juízo da Auditoria da Justiça Militar que o agente responda por homicídio doloso, quando há intenção de matar. Incialmente o policial foi autuado por homicídio culposo e a justiça militar seria a responsável pelo julgamento.

A justificativa para o pedido de mudança de competência, segundo o MP, levou em consideração a análise dos autos, em especial as imagens das câmeras corporais usadas pelos militares que participaram da ação. O Ministério Público informou que o assunto não deve ser conduzido na esfera militar por se tratar de um crime doloso contra a vida.

O policial militar acusado da morte do morador da Maré está detido desde 8 de fevereiro, na unidade prisional da PM em Niterói, na região metropolitana do Rio.

O caso ganhou repercussão pelas imagens que circularam nas redes sociais, que mostram o agente utilizando um fuzil para agredir o jovem, na comunidade da zona norte carioca, e logo em seguida se escuta um tiro. Jefferson Costa foi socorrido, mas chegou sem vida ao hospital.

 

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo