Prefeitura de SP procura TCU para rescindir contrato com Enel

Publicado em 01/02/2024 - 15:58 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A prefeitura de São Paulo busca apoio do TCU, o Tribunal de Contas da União, para rescindir o contrato com a distribuidora de energia Enel. O motivo são os frequentes problemas de abastecimento na capital paulista e região metropolitana, que são atendidas pela empresa italiana.

Nessa quarta-feira (31), o prefeito Ricardo Nunes entregou pessoalmente ao presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, ofício em que detalha as falhas na prestação do serviço, com prejuízos a unidades de saúde e outros prédios públicos, além de reclamações da população no Procon. 

Segundo a prefeitura, a Enel não atende a frequentes pedidos de providências, como a que pede um plano de contingência, para ampliação de equipes de atendimento emergencial. Lembrando que as frequentes tempestades que caem sobre a capital paulista provocam a queda de galhos e árvores inteiras, que arrastam a fiação elétrica e interrompem o abastecimento.

Como a empresa Enel opera por meio de uma concessão federal, é submetida às regras da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, para quem a prefeitura já tinha solicitado providências, antes de recorrer ao TCU.

Antes disso, a Justiça Estadual também foi procurada, em novembro do ano passado. No início daquele mês, um temporal causou um apagão na cidade, que só teve a energia totalmente restabelecida seis dias depois. Depois do incidente, a prefeitura pediu junto a Justiça paulista um plano de contingência e um cronograma preventivo para o período de chuvas. Mas, segundo a gestão municipal, não houve resposta da concessionária. 

A prefeitura critica ainda a falta de respostas à população e à administração municipal. E reclama que a companhia classifica os recentes apagões, que tem sido frequentes, como "eventos extraordinários".

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo