Bolsonaro tem 48 horas para explicar estadia na embaixada húngara

Publicado em 26/03/2024 - 16:43 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, deu 48 horas para o ex-presidente Jair Bolsonaro explicar o que estava fazendo na embaixada da Hungria dias após ter o passaporte apreendido.

O jornal americano The New York Times divulgou vídeos que mostram que o ex-presidente ficou entre os dias 12 e 14 de fevereiro deste ano na embaixada húngara, em Brasília.

A hospedagem começou quatro dias depois que o passaporte de Bolsonaro foi apreendido pela Polícia Federal na investigação de uma trama golpista no governo do ex-presidente.

O advogado e professor de Direito Constitucional, Lenio Streck, explica que a embaixada, apesar de não ser território estrangeiro, é imune à ação da polícia. Streck acredita que o caso complicou a situação de Bolsonaro. "Alguém que está indiciado ou alguém que está prestes a ser acusado dá sinais de que pode fugir está presente o requisito para [prisão] preventiva nos casos de garantia da ordem pública e assegurar a aplicação da lei. Parece aí que, perigosamente, Bolsonaro deu bons motivos para que o Supremo emita um mandato de prisão". 

Em nota, a defesa disse que Bolsonaro ficou hospedado, a convite, por dois dias na embaixada para falar com autoridades húngaras sobre o cenário político nos países. Os advogados afirmaram que outras interpretações são “obra ficcional” e “fake news”.

O embaixador húngaro Miklos Halmai foi convocado pelo Itamaraty para dar explicações. Procurada, a embaixada da Hungria não quis se manifestar.

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo