Câmara dos Deputados faz homenagem a Marielle Franco e Anderson Gomes

Publicado em 26/03/2024 - 14:37 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, mortos em uma emboscada no Centro do Rio, em em 14 d março de 2018,  foram homenageados nesta terça-feira (26) em sessão solene na Câmara dos Deputados. O evento marcou os seis anos do crime e ocorre após a Polícia Federal prender três acusados de terem comandado os assassinatos.

A deputada federal Talíria Petrone, do Psol,  que pediu a sessão, destacou que foi um longo tempo de espera para apontar os mandantes. "Seis anos é tempo demais. Seis anos é um tempo insuportável diante da gravidade que foi para a democracia brasileira a execução política de Marielle Franco e de Anderson". 

A deputada federal Maria do Rosário, do PT,  também ressaltou a importância da prisão dos acusados. "Não podemos dizer se chegamos totalmente ao esclarecimento, mas podemos dizer que um passo importante nessa semana foi dado". 

A viúva de Anderson Gomes, Ágatha Arnaus, também participou do evento e comentou o resultado das investigações. "As pessoas que deveriam ficar investigando e nos dando as respostas verdadeiras, na verdade, estão escolhendo matar. Estão escolhendo ocultar informações. Estão escolhendo nos enganar."

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, reforçou durante a sessão solene que a morte de Marielle e Anderson foi uma grande perda para todo o país. "O assassinato covarde de Marielle e Anderson não foi apenas uma perda para a família, para os amigos, para aqueles que admiravam o trabalho da vereadora e para aqueles que dividiam a vida com Anderson Gomes. Essa perda foi uma perda para o Brasil". 

Um dos presos por participação no crime, o deputado federal Chiquinho Brazão, foi expulso do partido União Brasil. Ele era vereador do Rio de Janeiro à época do crime. Seu irmão, Domingos Brazão, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do estado, e Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil fluminense, também foram presos na operação de domingo. 

 

 

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo