CCJ analisa pedido sobre prisão de Chiquinho Brazão nesta terça

Publicado em 26/03/2024 - 09:33 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados marcou para as 14h desta terça-feira (26), a análise do ofício do Supremo Tribunal Federal comunicando a prisão do deputado Chiquinho Brazão, do Rio de Janeiro. O relator é o deputado Darci de Mattos, do PSD de Santa Catarina.

O parlamentar foi preso no domingo por determinação do ministro do STF, Alexandre Moraes. Nessa segunda, a primeira turma do tribunal confirmou a decisão. Também no domingo, Chiquinho Brazão foi expulso do União Brasil. 

Ele é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, em março de 2018. 

De acordo com a Constituição, um deputado só pode ser preso em flagrante delito de crime inafiançável.  Nesse caso, o crime apontado no ofício de Moraes encaminhado à Câmara, é de obstrução de Justiça em organização criminosa. 

Por se tratar de matéria urgente, o parecer aprovado pela CCJ será apresentado diretamente no plenário da Casa. Nesse momento, a defesa de Chiquinho Brazão poderá se manifestar por até três vezes, e então ocorrerá a votação, que é aberta. Para que a prisão seja mantida ou revogada, é necessário maioria absoluta, 257 votos.

Em nota divulgada no final da tarde dessa segunda-feira, a assessoria do deputado Chiquinho Brazão afirma que ele é inocente e considera a prisão arbitrária.

Também foram presos, o irmão de Chiquinho Brazão, Domingos Brazão, e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa.

Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo