Conjunto histórico da Fiocruz é candidato a Patrimônio Mundial

Publicado em 26/03/2024 - 21:03 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O conjunto histórico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, é candidato a Patrimônio Mundial, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a  educação, a ciência e a cultura. 

O palácio imponente entrou para a lista indicativa de locais que podem se tornar Patrimônio da Humanidade Cultural, Natural e Misto etapa primordial e obrigatória para qualquer bem iniciar um processo de reconhecimento. 

O conjunto histórico da Fiocruz em Manguinhos é testemunho da institucionalização da ciência na América Latina e um importante exemplo arquitetônico construído com a mais moderna tecnologia do início do século 20. 

O diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Marcos José Pinheiro, destaca que a inscrição do conjunto histórico de Manguinhos não se restringe à beleza de suas linhas arquitetônicas. 

Criado com o objetivo inicial de produzir soros e vacinas para combater as epidemias da época, o instituto dirigido por Oswaldo Cruz representou um tipo de organização científica original baseado na confluência da medicina tropical com a microbiologia.

Além da Fiocruz, uma importante região do país também passou a integrar a lista indicativa da Unesco. É a Chapada do Araripe. Que abrange áreas dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. No local há bens que remontam a 180 milhões de anos, abrigando a memória de formação geológica da Terra e registros arqueológicos da presença humana. 

Os dois bens culturais precisarão permanecer por um ano na lista para qualquer formalização de candidatura oficial ao título.

Atualmente o Brasil tem 23 patrimônios mundiais situados em 17 estados. Entre eles estão as paisagens naturais do Rio de Janeiro, a cidade de Brasília e o Centro Histórico de Salvador, na Bahia. 

Edição: Rádio Nacional / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo