Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Publicado em 27/03/2024 - 20:36 Por Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

No Brasil, já é uma tradição: durante o período da Páscoa espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo em diversas cidades país adentro.

A mais conhecida de todas, na cidade-teatro de Nova Jerusalém, acontece a 180 quilômetros do Recife, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano. Nos nove palcos ao ar livre, a história da Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo é interpretada por 50 artistas e mais de 400 figurantes.

O recifense André Menezes levou a filha Luiza, de nove anos, no primeiro dia do espetáculo, que este ano é encenado todas as noites até o sábado de Aleluia, dia 30 de março. Ele conta sobre a experiência de se juntar a uma plateia de cerca de 70 mil pessoas para acompanhar um espetáculo teatral que une a arte dramática, à fé e ao sagrado.

A Paixão de Nova Jerusalém não é a única ter um grande público de expectadores. No interior de São Paulo, em Santana de Parnaíba, que fica a 52 quilômetros da capital paulista, o espetáculo é encenado há 28 anos, na região da Barragem Edgard de Souza, às margens do rio Tietê.  Em uma área de 15 mil m², estão montadas 14 réplicas dos locais sagrados como palácio de Pilatos, casa de Maria, mesa da Santa Ceia, cruz, aquedutos romanos.

Com entrada gratuita, a encenação da Paixão de Cristo em Santana de Parnaíba começa nesta quinta-feira (28) e vai até o sábado. Uma curiosidade é que a maior parte do elenco é composta pelos próprios moradores da cidade. De acordo com Prefeitura de Santana de Parnaíba, a expectativa é que este ano cerca de 30 mil pessoas assistam ao espetáculo a céu aberto, durante os três dias.

Artista de teatro há 19 anos, Rogério Alves é ator do Grupo Teatral Boca de Cena, em Sergipe. Mestre em culturas populares e doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, ele avalia que o teatro e o sagrado sempre andaram juntos para encenar o mistério da natureza do que é divino.

Para os ouvintes que quiserem conhecer mais as encenações da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém e em Santana do Parnaíba, é só acessar novajerusalem.com.br e santanadeparnaiba.sp.gov.br

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo