Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Publicado em 28/03/2024 - 13:36 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Até o domingo de Páscoa (31), o litoral nordestino está sob alerta de "perigo potencial" por causa de chuvas intensas que devem começar na tarde desta sexta-feira e se estender por todo final de semana. Ao todo, 277 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte até Alagoas podem ter chuvas de até 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e alagamentos.

Entre esta quinta e a manhã de sexta-feira, o risco de chuvas intensas que trazem perigo, é na área que abrange de Rondônia, Mato Grosso, Goiás até o oeste de Minas Gerais. São quase 500 cidades nessa região que poderão ter até 100 mm de chuva acumulada no período de 24 horas, além de fortes rajadas de vento.

A boa notícia é que as chuvas que castigaram a região Sudeste podem diminuir.

Desde a semana passada, a Defesa Civil Nacional vem atuando junto com prefeitos de cidades fluminenses e capixabas. A situação mais crítica foi em Mimoso do Sul, município do Espírito Santo, com 26 mil habitantes, e que registrou mais mortes por causa das chuvas recentes. O rio da cidade subiu quase 9 metros e casas de dois andares ficaram debaixo d'água, em poucas horas. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional deve repassar cerca de R$ 750 mil para limpeza urbana e compra de combustível. A pasta informou que ainda está calculando os danos em pontes da região, tanto da zona rural quanto na área urbana.

Das chuvas no Sudeste para a Seca no Norte...

A outra boa notícia é que a estiagem severa diminuiu nos primeiros meses do ano. De acordo com o Monitor de Secas, o Norte manteve a maior intensidade do fenômeno com o registro de seca extrema em 3% da região, e de seca grave em 25% do território. Considerando a extensão da área seca, o Centro-Oeste registrou a presença do fenômeno em 90% da região. Entre os Estados, o Amazonas lidera a área total com seca de fevereiro, seguido por Pará e Mato Grosso.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Fran de Paula

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo