História Hoje: Pombo-correio é vendido por mais de um milhão de euros

Publicado em 18/03/2024 - 09:21 Por História Hoje - Brasília

Os pombos-correio têm um senso de orientação admirável e sempre voltam para o lugar onde foram criados. Durante a Primeira Guerra Mundial, foram muito utilizados para entregar mensagens, e tratados como heróis. Com a modernização da comunicação, essas aves não perderam seu valor. Em 18 de março de 2019, um pombo-campeão belga foi vendido por mais de um milhão de euros. Até então, o pombo mais caro tinha sido vendido por 376 mil euros.

Armando, considerado o melhor pombo de longa distância de todos os tempos, começou como medalha de bronze em 2017. O resultado não mostrou que ele era bom e que poderia se tornar um reprodutor. Mas o dono insistiu em colocar o pombo em novas competições. E, em 2019, Armando conquistou o ouro na 1ª Olimpíada Pombo de Longa Distância da Bélgica. A fama rendeu à ave o apelido de “Lewis Hamilton”, em referência ao piloto de Fórmula 1.

O pombo-campeão foi à leilão e bateu o recorde no valor do lance final. Um comprador da China arrematou a ave atleta por um milhão e duzentos e cinquenta mil euros. Na época, esse montante era equivalente a cinco milhões de reais e trezentos mil reais.

A columbofilia tem praticantes no mundo todo. Os columbófilos dedicam-se à criação, seleção e cultivo de pombos-correio de competição. A China é considerada um dos berços dessa tradição. E a Bélgica tem os melhores criadouros do mundo.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Publicação web:Patrícia Serrão

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo