Mais de 2 milhões de crianças e jovens não têm acesso à água potável

Publicado em 22/03/2024 - 08:23 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No Dia Mundial da Água, o Unicef destaca um dado preocupante para o país. Mais de 2 milhões de crianças e adolescentes vivem sem acesso adequado à água potável no Brasil. Os dados são de uma análise feita pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância com base no Censo 2022, do IBGE.

O Unicef afirma que o problema afeta os direitos de meninas e meninos e que é urgente garantir investimentos para o acesso adequado a esse serviço essencial para toda a população.

As marcas da desigualdade brasileira também estão nos números do acesso à água. Rodrigo Resende, Oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF no Brasil, ressalta que crianças negras, indígenas e das regiões Norte e Nordeste do país são as mais afetadas. Os 15 Estados com maiores percentuais de crianças e adolescentes privados do acesso à água estão nessas regiões.

O oficial do Unicef afirma que a privação do acesso à água e saneamento impacta de forma importante a saúde e o desenvolvimento dessas crianças e jovens. Rodrigo Resende observa que o problema se torna ainda mais preocupante num contexto de mudanças climáticas, com as ocorrências das ondas de calor registradas no país.

Para enfrentar a situação, o Unicef recomenda políticas integradas de acesso à água, saneamento e higiene, priorização de investimentos no fortalecimento do serviço, em especial nas áreas rurais e comunidades tradicionais.

Além disso, segundo Rodrigo Resende, o Fundo também apoia a aprovação de projeto de lei de 2023 em tramitação no Congresso Nacional que prevê a garantia do acesso à água potável nas escolas.

O Unicef utilizou o mesmo critério do IBGE para definir o acesso à água como “adequado ou inadequado”. É considerado “adequado” o acesso via rede geral de abastecimento, poço profundo ou artesiano, poço raso, freático ou cacimba, fonte, nascente ou mina. E é “inadequado” quando esse acesso é feito por meio de carro pipa, armazenamento de água de chuva, de rios, açudes, córregos, lagos e igarapés, entre outros.

Edição: Roberto Piza - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo