Mapa da desigualdade mostra extremos entre as capitais brasileiras

Publicado em 26/03/2024 - 15:41 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O município de Campo Grande tem o menor índice de desemprego entre as capitais do país. Enquanto Salvador é onde tem mais desempregados. Esse é um dos dados apontados pelo Mapa da Desigualdade entre as Capitais do Brasil, lançado nesta terça-feira (26), em São Paulo.

O estudo produzido pelo Instituto Cidades Sustentáveis aponta também indicadores na educação, saúde, renda, habitação e saneamento. 

Capitais do Nordeste tem os dois extremos em desnutrição de crianças menores de 5 anos. Em Teresina, menos de 0,5% das crianças estão desnutridas, enquanto em Salvador, o problema afeta 4% dessa faixa de idade.

Já a gravidez na adolescência apresenta maior incidência em Macapá, onde afeta 18% das jovens até 19 anos. Na outra ponta, está Florianópolis, com 6% de adolescentes grávidas.

Também está em Florianópolis a menor porcentagem de população abaixo da linha da pobreza. A capital catarinense tem apenas um por cento da população nessa condição. Na outra ponta está Salvador. A capital baiana tem 11% da população abaixo da linha da pobreza.

As pessoas vivem mais tempo em Belo Horizonte e Porto Alegre, com expectativa média de vida de 72 anos. Já na capital de Roraima, Boa Vista, a expectativa de vida é a menor do Brasil, 57 anos.

Na área da Educação, novamente Florianópolis está na dianteira, onde somente 13% das pessoas não têm instrução ou possuem ensino fundamental incompleto ou equivalente. Situação oposta no país está em Maceió. Na capital de Alagoas, mais de 30% da sociedade está nessa condição.

Quando o assunto é a disponibilidade de esgoto sanitário, a cidade de São Paulo é líder absoluta, com o serviço disponível a 100% da população. Já Porto Velho, capital de Rondônia, tem o pior indicador, com menos de 6% dos habitantes atendidos.

O coordenador do Instituto Cidades Sustentáveis, Igor Pantoja, comentou alguns índices que surpreenderam os próprios pesquisadores. "Salvador, uma das principais capitais do Brasil, tem indicadores bastante graves em relação a desnutrição infantil e desemprego. Teve uma surpresa com isso. Porto Velho ter 5% de acesso à esgotamento sanitário também assusta qualquer um". 

O Mapa da Desigualdade entre as capitais pesquisou 40 indicadores socioeconômicos em áreas de atuação do poder público municipal. 

Edição: Nadia Faggiani / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo