MPF identifica práticas ilícitas na compra de blindados pela PRF

Publicado em 21/03/2024 - 12:28 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Após sete meses de investigações, o Ministério Público Federal afirma que identificou práticas ilícitas na compra de veículos blindados pela Polícia Rodoviária Federal, durante o governo de Jair Bolsonaro. Entre os anos de 2019 e 2022, foram gastos pelo menos R$ 94,96 milhões nessas aquisições. Para o MPF, além do montante ser expressivo para esse curto intervalo de tempo, outros indícios comprometem a transparência e a justiça no uso dos recursos públicos. 

Os veículos foram adquiridos sem licitação da empresa americana Combat Armor Defense do Brasil, que pertence a Daniel Beck, conhecido apoiador do ex-presidente americano Donald Trump e que esteve em Washington durante a invasão ao Capitólio, em janeiro de 2022. De acordo com o MPF, a empresa realizou transações significativas e manteve contratos extensos com várias entidades governamentais brasileiras, o que adiciona uma dimensão internacional ao caso, enfatizando a necessidade de cooperação jurídica transnacional. 

A investigação do MPF também aponta para a participação de agentes públicos e privados brasileiros em uma complexa rede de atividades ilícitas, que inclui fraudes em licitações, possíveis práticas de corrupção ativa e passiva; lavagem de dinheiro; e formação de quadrilha. 

O MPF classifica as descobertas como críticas e destaca uma preocupante vulnerabilidade nos sistemas de governança e licitação, exigindo uma resposta imediata e determinada por parte das autoridades competentes.

As descobertas serão detalhadas em uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (21), mas o MPF adiantou que as revelações ilustram um esquema elaborado que envolveu não só o uso indevido de recursos públicos, como também minou a confiança da população na integridade de instituições governamentais essenciais. 

Edição: Tâmara Freire/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo