No Brasil, mulheres ganham em média 19% a menos que os homens

Publicado em 25/03/2024 - 21:03 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

As mulheres no Brasil ganham em média 19% a menos que os homens. E a diferença pode chegar a 25% nos cargos de direção e gerência. As informações estão no 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios. O documento foi apresentado, nesta segunda-feira (25), pelos ministérios do Trabalho e Emprego e das Mulheres.

O levantamento também mostra que o salário médio dos homens não negros é de R$ 5.700. Mas, quando se trata da mulher negra, essa remuneração cai para R$ 3.040. Ou seja, metade do que os homens não negros recebem.

As mulheres negras também ganham menos de 70% do salário das mulheres não negras e 80% da remuneração dos homens negros.

Já o salário das mulheres não negras é 80% da remuneração dos homens não negros.

Segundo a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a Organização das Nações Unidas prevê que o ritmo atual de combate à desigualdade salarial entre homens e mulheres só vai permitir resolver o problema daqui a 300 anos.

E que uma solução mais rápida dessa situação é uma questão de justiça e até econômica, conforme dados da OIT, a Organização Internacional do Trabalho.

Outra conclusão do relatório é que um pouco mais de 30% das empresas têm políticas de incentivo à contratação de mulheres.  

Só que o percentual vai caindo para grupos específicos como mulheres com deficiência, vítimas de violência e pessoas LGBTQIAP+.

Quarenta por cento das empresas disseram ter políticas pra promover mulheres a cargos de direção e gerência. E 20%, oferecem auxílio creche.

O levantamento foi feito a partir das informações enviadas por quase 50 mil empresas com 100 ou mais empregados. Elas representam cerca de 40% das carteiras assinadas no país.

A exigência do envio dos dados está na lei da Igualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios entre Mulheres e Homens, sancionada pelo presidente Lula em julho do ano passado.

E o Ministério do Trabalho e Emprego já entregou a cada uma dessas empresas o relatório referente ao CNPJ delas.

Agora elas precisam publicar os resultados nos sites, redes sociais e murais internos pra ampla divulgação.

As empresas que não fizerem isso podem pagar multa de 3% do valor total da folha de pagamentos, limitada a 100 salários-mínimos.

E aquelas com diferenças salariais não justificadas vão ser notificadas a criar um plano de ação em 90 dias pra reduzir o problema.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo