Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Episódio faz parte da série Tira-Dúvidas do IR 2024

Publicado em 29/03/2024 - 07:30 Por Edgard Matsuki - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024 começou em 15 de março e vai até 31 de maio. Mesmo com mais de dois meses para prestar contas com a Receita Federal, tem muita gente que acha melhor deixar tudo para última hora. Mas será mesmo vantajoso? Especialistas ouvidos pelo Tira-Dúvidas do IR  apontam que não.

Confira todos os episódios da série Tira-Dúvidas do IR 2024 aqui

O professor Deypson Carvalho, coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), lista algumas das vantagens de declarar no início do prazo: "Se a declaração tiver de ser retificada, o contribuinte poderá continuar escolhendo a melhor opção de tributação, seja pelas deduções legais ou desconto simplificado. Daí a importância de se entregar a Declaração à Receita Federal o quanto antes".

Elton Monte, professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, ressalta que só “vê vantagens” em entregar antes a declaração:

"Você entra na lista de prioridades porque entregou logo no início. E vai entrar logo em seguida, atrás de quem tem 80 anos ou mais, 60 anos ou mais, deficientes e portadores de doenças graves. No início do ano, a gente tem alguns alguns débitos, custos extras, como IPVA, IPTU, material escolar, e às vezes vai ao banco recorrer a empréstimos com a taxa de juros bem mais alta, sendo que você teria esse dinheiro retido que acabaria ajudando também nessas despesas de início de ano".

Deypson ressalta que há vantagens, em alguns casos, mesmo para quem tem valores a pagar no IR, já que o dia do primeiro pagamento é o mesmo:

"Para os contribuintes que terão Imposto de Renda complementar a pagar, o vencimento da quota única ou a partir da primeira quota será em 31/05/2024. Portanto, o contribuinte que quiser optar pelo débito automático em conta corrente terá de entregar a sua declaração, no máximo, até o dia 10 de maio de 2024. Se essa condição não for necessidade fundamental para o contribuinte, ele poderá, sim, deixar para entregar a sua Declaração de Ajuste Anual mais para o prazo final de entrega, utilizando-se de outros meios para pagamento do tributo", comenta.

No caso de quem tem imposto a pagar, o maior risco de deixar para o final é se desorganizar e perder o prazo. 

Se você quiser saber mais dicas sobre o Imposto de Renda 2024, acompanhe o especial na Rádio Nacional e na Radioagência Nacional.

Edição: Beatriz Arcoverde/Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo