Quase 12 milhões de pessoas visitaram parques nacionais em 2023

Publicado em 29/03/2024 - 15:45 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Quase 12 milhões de pessoas visitaram os parques nacionais brasileiros em 2023, 15% a mais que em 2022. O líder no ranking foi o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, com um aumento de cerca de 25%. Os dados são do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que administra as unidades de conservação federais. O resultado representa um recorde em comparação aos anos anteriores.

Os parques nacionais destacam-se como alguns dos principais destinos de visitantes brasileiros e estrangeiros, respondendo por 45% do total de frequentadores entre todas as modalidades de unidades de conservação federais do país.

Além do Parque Nacional de Tijuca, os mais visitados foram o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, em segundo lugar e o Parque Nacional de Jericoacora, no Ceará, em terceiro lugar. Os destaques do Parque Nacional da Tijuca foram a Floresta da Tijuca e o Parque Lage, com aumento de cerca de 30% no número de visitantes em comparação a 2022 e o Corcovado e a Vista Chinesa, que aumentaram o público em 27 e 15%, cada um.

Além dos parques nacionais, outras categorias de unidades de conservação no país que têm se destacado no registro de visitas são áreas de proteção ambiental, reservas extrativistas, reservas biológicas e estações ecológicas.

Edição: Paula de Castro - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo