Senado Federal completa 200 anos

Publicado em 25/03/2024 - 15:19 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Oito de janeiro de 2023. Militantes da extrema-direita marcham rumo à Praça dos Três Poderes, em Brasília. Com a omissão da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, eles rompem facilmente as barreiras de segurança e têm acesso a uma das entradas do Senado Federal. 

Seguranças tentam impedir, mas a barreira é rompida por bolsonaristas. O Senado é o primeiro alvo do ataque à democracia brasileira, em uma tentativa de golpe, que depois alcançou o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal. Janelas, mobiliários e obras históricas do parlamento foram vandalizadas pelos extremistas.

Essa passagem recente da história do país é importante para pensarmos o papel de uma das principais instituições brasileiras: o Senado Federal. 

Agora em março, a casa legislativa dos representantes dos estados completa 200 anos de criação, mesmo que só passasse a funcionar, de fato, 2 anos depois.

O senador Rogério Carvalho, presidente da Comissão Curadora dos 200 Anos do Senado, fala da importância histórica da data.

Após a independência, em 25 de março de 1824, Dom Pedro I outorgava a primeira Constituição do Império Brasileiro. O país, então independente, não era uma democracia, pelo contrário.

Essa primeira Constituição previu a existência do Senado, que teria seus membros nomeados pelo déspota para mandatos vitalício. Os escolhidos normalmente eram os grandes proprietários de terra. O historiador Antônio Barbosa, professor de História aposentado da Universidade de Brasília, explica o papel da Casa para garantia territorial do país.

Durante esses dois séculos, o próprio Senado passou por várias transformações e enfrentou várias rupturas. Com o golpe que levou a proclamação da República, em 1891, o país recebeu uma outra constituição e novos senadores foram, enfim, eleitos, e com mandatos. 

Já um outro golpe, em 1930, Getúlio Vargas dissolve o Congresso, outorga uma nova Constituição autoritária. Nesse período, o Senado fica fechado por 9 anos a sombra do poder do Estado Novo.

No pós-Segunda Guerra Mundial, o Brasil busca sua normalidade democrática. Período que dura menos de 20 anos, com novo golpe, agora em 1964. Os tanques deixam os cartéis, o país é tomado com apoio de parcela da sociedade e da imprensa, um novo período de trevas atinge o país. O então presidente do Senado, Moura Andrade, declarava vaga a presidência, com João Goulart ainda no país, legitimando a tomada do poder pelos militares.

A ditadura fechou o Congresso em três oportunidades, em 1966, 1968 e 1977. A violência levou a cassação de oito senadores, inclusive o ex-presidente Jucelino Kubitschek, e 173 deputados federais.  Além da suspensão de direitos políticos de milhares de brasileiros.

Mas a resistência consentida começa a ganhar espaço. O fracasso da ditadura ganhava corpo, o que pressionava a abertura política e anistia de milhares de presos políticos e exilados. 

Milhões foram as ruas pelo voto direito. Mas derrotada na Câmara, a emenda Dante de Oliveira não é enviada ao Senado. Indiretamente, se elege a chapa Tancredo – Sarney. Após a morte do governador mineiro, o senador José Sarney assume a presidência da República para a transição e para elaboração da nova Constituição Cidadã.

A Nova República, surgida com a Constituição de 1988, fortalece um parlamento bicameral, com o Senado como casa revisora. O historiador Antônio Barbosa ressalta a mudança do perfil dos senadores atuais.

A Casa passa a ser palco de debates importantes, reformas, comissões de inquérito e impeachment de dois presidentes: Collor e Dilma. 

O senador Rogério Carvalho fala da missão do Senado nos dias de hoje.

O Senado prepara uma programação especial para comemorar seus 200 anos. Seminários, documentários, shows, exposições, lançamento de livros e homenagens marcam a programação oficial da data.

Com sonoplastia de Jailton Sodré

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo