STF amplia acesso a salário-maternidade para trabalhadoras autônomas

Publicado em 26/03/2024 - 20:17 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O plenário do Supremo Tribunal Federal ampliou o direito de trabalhadoras autônomas, sem carteira assinada, de receber o salário-maternidade do INSS em caso de parto ou adoção.

Por seis votos a cinco, os ministros decidiram que basta uma única contribuição para a Previdência Social para que elas tenham o direito ao benefício.

Eles julgaram inconstitucional exigir dez meses de contribuição para que essas trabalhadoras, que pagam voluntariamente o INSS, de forma individual, possam receber o salário-maternidade.

Esse prazo de dez meses foi criado na reforma da Previdência Social de 1999, quando elas passaram a ter o direito a esse benefício.

Agora, com a decisão do STF, passa a valer a mesma regra que é aplicada às trabalhadoras formais, com carteira assinada, cobertas pela CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho.

Segundo o ministro Edson Fachin, exigir a carência apenas pra algumas categorias de trabalhadoras viola o princípio constitucional da isonomia, da igualdade de direitos.

A decisão do Supremo vale também para seguradas especiais, como trabalhadoras rurais e contribuintes facultativas, que não exercem atividade remunerada, mas pagam o INSS para ter acesso aos benefícios da Previdência Social.

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo