Presidenta Dilma pede mais | cooperação entre Brics

Publicado em 15/11/2014 - 17:25 Por Alex Rodrigues - Brasília

A Presidenta Dilma Rousseff defendeu que Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ampliem a cooperação mútua para superarem as atuais dificuldades econômicas mundiais.

 

Ao discursar durante reunião com os líderes políticos dos outros quatro países, na sexta-feira (14), Dilma destacou a importância de ações conjuntas, como a aprovação da criação do Banco de Desenvolvimento do Brics, ainda em fase de implementação.


Segundo a Presidenta, as iniciativas conjuntas são “Fundamentais para potencializar a atuação econômica e financeira do bloco”.  Ela disse ainda que os indicadores mundiais não estão melhorando no ritmo previsto durante o último encontro do Brics, em Fortaleza (CE), em julho deste ano.


Dilma mencionou que as expectativas de recuperação foram frustradas e que principalmente os países avançados não atingiram uma melhora consistente, sem a qual o comércio internacional não cresce de forma favorável para os países emergentes – afetados também pela queda do preço dos produtos primários cotados no mercado internacional, as chamadas commodities.


O encontro entre os Chefes de Estado do Brics aconteceu antes do começo da 9ª Cúpula do G20, grupo que reúne as maiores economias mundiais e a União Europeia. A Cúpula do G20 acontece na Austrália.


Ainda durante a reunião paralela do Brics, os líderes do Brics cobraram reformas estruturais urgentes no Fundo Monetário Internacional, o FMI.

 

Em um comunicado, o grupo manifestou “desapontamento e grave preocupação” por ainda não terem sido implementadas as propostas de reformas aprovadas em 2010. Entre elas, a maior participação dos países membros do Brics nas principais decisões do Fundo.

 

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo