Papa Francisco visita o antigo campo de concentração na Polônia

Publicado em 29/07/2016 - 18:59 Por Aline Moraes - Bonn (Alemanha)

Nessa sexta-feira (29), o Papa Francisco foi pela primeira vez a Auschwitz, o antigo campo de concentração dos nazistas, na Polônia. Foi uma visita silenciosa, sem discursos, nem multidões. Essa foi a forma escolhida pelo pontífice para homenagear as vítimas e refletir sobre as atrocidades que aconteceram lá. Mais de um milhão de pessoas, a maioria judeus, foram mortas no campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Ainda em silêncio, Papa Francisco cumprimentou sobreviventes do holocausto e cristãos poloneses que arriscaram a vida para esconder e proteger judeus. Sozinho, ele rezou em diversos momentos da visita. A única declaração foi registrada no livro de visitantes do memorial de Auschwitz. O Papa escreveu: “Senhor, tenha piedade do seu povo. Senhor, perdoe tamanha crueldade”.

 

Esse foi o terceiro dia da visita à Polônia, que termina no domingo. O país sedia a Jornada Mundial da Juventude, um encontro de jovens católicos. Na chegada, Papa Francisco defendeu o acolhimento de refugiados.

 

Sonora: “Um coração misericordioso é capaz de ser um refúgio para aqueles que não tem casa ou a perderam; é capaz de construir um ambiente de lar e de família para aqueles que emigraram; é capaz de repartir o pão com quem tem fome e de acolher refugiados e migrantes. Dizer a palavra misericórdia é falar em oportunidade, futuro, comprometimento, confiança, abertura, hospitalidade, compaixão e sonhos”.

 

A responsabilidade dos países europeus diante da crise migratória é uma questão controversa na Polônia. O governo, liderado por um partido de direita, nacionalista, se recusa a participar do esquema europeu para receber refugiados. A justificativa é de que não dá para garantir a segurança.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo