Obama cancela encontro com presidente filipino após xingamento

Publicado em 05/09/2016 - 20:43 Por Leandra Felipe - Atlanta (EUA)

A Casa Branca informou que o encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e presidente filipino, Rodrigo Duterte, no Laos, foi cancelado.

 

O anúncio do cancelamento da reunião foi feito pela assessoria de imprensa do governo americano, em Washington, nesta segunda-feira (5), após o presidente filipino ter xingado Obama com um palavrão diante da imprensa filipina, horas antes do horário previsto para a agenda bilateral.

 

O xingamento do presidente filipino ocorreu quando um jornalista da imprensa local perguntou a Duterte o que ele diria se, durante o encontro, Obama fizesse alguma pergunta sobre a situação dos direitos humanos nas Filipinas. Duterte xingou Obama e disse que iria xingá-lo durante a cúpula dos países do Sudeste Asiático, onde os dois presidentes deveriam ter uma agenda bilateral.

 

Depois que chegou ao poder, o presidente filipino iniciou uma guera contra as drogas e, segundo estimativas da imprensa estrangeira no país, mais de 2,4 mil pessoas foram executadas.

 

Além disso, há uma política de repressão aos dependentes químicos que tem chamado a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU) e entidades que defendem os direitos humanos.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo