Milhares de cubanos enfrentam enormes filas no segundo dia de homenagens a Fidel

Cuba

Publicado em 29/11/2016 - 09:23 Por Monica Yanakiew - Buenos Aires

Pelo segundo dia consecutivo, milhares de cubanos se despedem hoje (29) de Fidel Castro. O líder revolucionário morreu na semana passada, aos 90 anos. Suas cinzas foram levadas ao Memorial José Martí, que abriu suas portas ao público nessa segunda-feira (28).

 

As pessoas enfrentaram horas de fila para homenagear Fidel e assinar um juramento prometendo dar continuidade aos seus ideais e ao socialismo no país. Fideral entrou para a história há 57 anos, quando liberou uma revolução contra a ditadura de Fulgêncio Batista e desafiou os Estados Unidos, instalando o Partido Comunista no poder.

 

Fidel governou Cuba até renunciar à Presidência, em 2008, a favor do irmão Raúl Castro. A pequena ilha, que fica a menos de 150 quilômetros da costa norte-americana, resisitu a pressões políticas e ao boicote econômico até hoje.

 

O presidente Raúl Castro decretou nove dias de luto. A cerimônia de despedida em Havana termina hoje à noite com um grande ato público na Praça da Revolução. Amanhã (30), os restos mortais de Fidel serão levados por uma caranava que vai percorrer o país durante dias até o funeral de estado no domingo (4).

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não irá ao enterro. A política dele de reaproximação com Cuba está sendo questionada por seu sucessor, Donald Trump, que assume em 20 de janeiro. Trump ameaçou revogar o acordo negociado há dois anos por Obama e Raúl Castro para acabar com mais de meio século de guerra fria.

 

Na campanha eleitoral, Trump prometeu exercer pressão sobre Cuba para acelerar uma abertura ecônomica e política no páis. Para os dissidentes cubanos, Fidel era um ditador que não tolerava qualquer oposição, e Raúl Castro representa a continuidade do regime.

 

As Damas de Branco, que há 13 anos protestam contra o governo em Cuba, cancelaram a manifestação semanal para evitar tensões, mas convocaram uma manifestação na quarta-feira (30), em Miami, onde vive uma grande comunidade cubana.

 

Aqui em Buenos Aires, muitos fizeram fila em frente à embaixada cubana, para prestar homenagem a Fidel, o homem que, junto com o revolucionário argentino Ernesto Che Gueavara, colocou Cuba no mapa e inspira uma geração de jovens na América Latina.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo