Volkswagen vai cortar 30 mil postos de trabalho nos próximos anos

Internacional

Publicado em 18/11/2016 - 20:50 Por Aline Moraes - Bonn (Alemanha)

A matriz da Volkswagen, na Alemanha, anunciou nessa sexta-feira um plano para melhorar a rentabilidade e a competitividade da empresa.

 

As medidas incluem eliminar cerca de 30 mil postos de trabalho:  23 mil deles, na Alemanha, 5 mil no Brasil e 2 mil na argentina.

 

Mas não se trata de demissões forçadas. A maioria dos casos será de antecipação da aposentadoria, sem reposição da vaga.

 

Em comunicado, a filial brasileira informou que, no país, parte da meta já foi cumprida neste ano, por meio de dois mil acordos de desligamento voluntário.

 

Com o chamado “plano para o futuro”, a empresa alemã pretende economizar quase quatro bilhões de euros por ano até 2020, fazer uma total reformulação da marca e investir em carros elétricos e veículos autônomos, para competir melhor na indústria automobilística do futuro.

 

A decisão foi tomada também no contexto do escândalo de manipulação das emissões de veículos a diesel, no ano passado, que gerou prejuízos bilionários à multinacional.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo